Chuvas intensas e tempestades colocam em alerta Sul, Sudeste e Centro-Oeste no fim de semana

De acordo com o Meteored, o primeiro final de semana de novembro trará chuvas fortes e tempestades para partes das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, impulsionadas por uma área de baixa pressão atmosférica e o transporte de umidade da Amazônia. Esses fenômenos aumentam o risco de transtornos como alagamentos, deslizamentos e quedas de árvores, afetando a população local. No Sul, o sábado inicia com muitas nuvens no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com chuvas isoladas no leste catarinense. No Paraná, a manhã será marcada por chuvas mais fortes em grande parte do estado, possivelmente acompanhadas de tempestades localizadas. À tarde, as instabilidades persistem no Paraná com temporais isolados, e à noite as chuvas continuam no estado e no norte de Santa Catarina, embora com menor intensidade. Na madrugada de domingo, o Paraná registra chuvas de forte intensidade, especialmente pela manhã, enquanto Rio Grande do Sul e Santa Catarina terão chuvas fracas e isoladas, com pancadas possíveis no nordeste gaúcho e sul catarinense. Acumulados elevados são esperados no Paraná, podendo chegar a 150 mm no noroeste, na região de Maringá.

No Sudeste, a umidade amazônica eleva o risco de chuvas fortes, rajadas de vento e descargas elétricas. A manhã de sábado apresenta chuvas fracas no Rio de Janeiro e Espírito Santo, e localmente intensas em São Paulo. À tarde e à noite, as instabilidades se espalham para o sul de Minas Gerais, Triângulo Mineiro e demais áreas paulistas. No domingo, as chuvas persistem em todo o estado de São Paulo, com risco de tempestades e acumulados de até 60 mm em regiões como Presidente Prudente, Sorocaba e Grande São Paulo.

No Centro-Oeste, o sábado começa com nebulosidade no Mato Grosso do Sul e norte de Goiás, com instabilidades no sudoeste sul-mato-grossense. À tarde, essas condições ganham força, atingindo Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul com chuvas localmente intensas e tempestades. No domingo, o tempo instável continua nos três estados e no Distrito Federal, com acumulados expressivos em Mato Grosso do Sul, podendo chegar a 103 mm em Dourados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *