sábado , 17 janeiro 2026
Início Distrito Federal Ibaneis anuncia licenciamento para nova cidade no DF com capacidade para 160 mil habitantes
Distrito Federal

Ibaneis anuncia licenciamento para nova cidade no DF com capacidade para 160 mil habitantes

45

O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou nesta quarta-feira (5/11) o licenciamento ambiental do projeto Centro Urbano Tororó pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram). O anúncio ocorreu durante o lançamento de obras no Jardins Mangueiral, na região do Jardim Botânico. Segundo Ibaneis, o projeto agora segue para análise no Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan), com o objetivo de lançar um novo bairro capaz de abrigar até 160 mil moradores. O setor habitacional será integrado ao Jardim Botânico e contará com equipamentos públicos, promovendo o desenvolvimento da região oeste da capital por meio de parcerias entre o poder público e entidades privadas.

Localizado próximo ao entroncamento da DF-001 com a DF-140, o Centro Urbano Tororó está projetado para acomodar ao menos 117 mil habitantes, formando uma cidade completa com moradias, comércio, serviços e instituições públicas. Essa população superaria a de diversos municípios brasileiros, conforme dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), como Ribeirão Pires (SP), com 115.559 habitantes; Araxá (MG), com 111.691; e Campo Mourão (PR), com 99.432. O local fica a 11 quilômetros da cabeceira da terceira ponte do Lago Sul e a 17 quilômetros da Esplanada dos Ministérios, facilitando a conexão com áreas centrais do Distrito Federal.

A Terracap é responsável pelo projeto e realizou uma audiência pública em outubro de 2024 para discutir impactos ambientais, riscos de erosão, trânsito, densidade populacional e compensações. As manifestações foram encaminhadas ao Ibram. O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima), elaborados pelo Consórcio Infra-Tororó a um custo de R$ 2,9 milhões via licitação pública, indicaram condições favoráveis, como baixa suscetibilidade à erosão, qualidade satisfatória da água e do ar, e viabilidade geológica e de solo para a ocupação.

Conteúdo relacionado

Ônibus depredados por vândalos em rua de Brasília, DF, com danos visíveis em vidros e carrocerias.
Distrito FederalSegurança

Vândalos desconhecidos depredam dezenas de ônibus em ação orquestrada no Distrito Federal

Vândalos desconhecidos realizam ataque orquestrado, depredando dezenas de ônibus no Distrito Federal,...

Smartphone com site falso de saneamento em mesa de escritório em Brasília, alertando para golpes online no DF.
Distrito FederalSegurança

Caesb alerta para onda de golpes online com sites falsos no DF

Caesb emite alerta sobre onda de golpes online com sites falsos que...

Balcão de atendimento da Caesb no DF com pilhas de documentos, representando burocracia e ampliação de horários.
Distrito Federal

Caesb amplia horários no DF, mas burocracia continua a atormentar população

Caesb estende horários de atendimento no DF a partir de 19/01/2026, eliminando...

Mesa com documentos oficiais e carimbo de proibição em escritório governamental brasileiro, representando veto a emendas para ONGs.
Distrito FederalPolítica

Flávio Dino proíbe emendas a ONGs ligadas a parentes de parlamentares e mira R$ 1,7 bi

Ministro Flávio Dino anuncia proibição de emendas parlamentares para ONGs ligadas a...