sábado , 17 janeiro 2026
Início Segurança Militar musicista morre em incêndio no Setor Militar Urbano de Brasília
Segurança

Militar musicista morre em incêndio no Setor Militar Urbano de Brasília

42

Maria de Lourdes Freire Matos, de 25 anos, foi encontrada morta nas dependências do 1° Regimento de Cavalaria de Guardas (1° RGC), no Setor Militar Urbano, na tarde desta sexta-feira (5/12). A militar, que ostentava a patente de cabo e atuava como musicista no regimento, teve seu corpo descoberto em meio a um cenário de incêndio. Segundo apurações, o incidente ocorreu por volta das 16h, quando o Corpo de Bombeiros foi acionado para combater as chamas em um local com grande quantidade de material combustível. Ao chegarem, as equipes se depararam com uma intensa propagação de fogo e fumaça, o que demandou esforços para controle e resfriamento da área.

O 1° RCG emitiu uma nota de condolências em seu perfil no Instagram, destacando a dedicação e o profissionalismo de Maria de Lourdes Freire Matos durante sua trajetória na instituição. “O 1° RCG manifesta profundo pesar pelo falecimento da Cabo Maria de Lourdes Freire Matos, cuja trajetória na Instituição foi marcada por dedicação, profissionalismo e um compromisso exemplar com o serviço prestado na Fanfarra”, afirmou o comunicado. Da mesma forma, o Comando Militar do Planalto divulgou uma nota oficial expressando pesar pelo ocorrido, mencionado como tendo acontecido na tarde de quinta-feira, 5 de dezembro, e garantindo apoio à família da militar.

Durante a fase de resfriamento dos materiais atingidos pelas chamas, o corpo de Maria foi localizado já carbonizado, o que levou à imediata acionamento da perícia do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) para investigar as circunstâncias. O Comando Militar do Planalto informou que uma apuração interna foi instaurada para esclarecer os fatos, enquanto a família recebe o suporte necessário das autoridades envolvidas. O caso levanta questões sobre a segurança em instalações militares, especialmente em áreas com potencial de risco como depósitos de materiais inflamáveis, e deve ser acompanhado de perto pelas instituições responsáveis.

Conteúdo relacionado

Ônibus depredados por vândalos em rua de Brasília, DF, com danos visíveis em vidros e carrocerias.
Distrito FederalSegurança

Vândalos desconhecidos depredam dezenas de ônibus em ação orquestrada no Distrito Federal

Vândalos desconhecidos realizam ataque orquestrado, depredando dezenas de ônibus no Distrito Federal,...

Smartphone com site falso de saneamento em mesa de escritório em Brasília, alertando para golpes online no DF.
Distrito FederalSegurança

Caesb alerta para onda de golpes online com sites falsos no DF

Caesb emite alerta sobre onda de golpes online com sites falsos que...

Incêndio em vegetação danifica oito carros em Vicente Pires, DF, com chamas e fumaça em área urbana.
Distrito FederalSegurança

Incêndio em vegetação danifica oito carros em Vicente Pires, no DF

Incêndio em vegetação no Setor Habitacional Vicente Pires, DF, danifica oito carros...

Cela de prisão brasileira com bíblia, documentos jurídicos e TV antiga, representando recomendações da PGR para assistência religiosa e redução de pena, sem Smart TV.
Distrito FederalPolíticaSegurança

PGR recomenda assistência religiosa e redução de pena para Bolsonaro, mas rejeita Smart TV na cela

PGR sugere assistência religiosa e redução de pena por leitura para Bolsonaro,...