A irregularidade nas ligações de água na Fercal continua a gerar prejuízos significativos para o Distrito Federal, com perdas hídricas elevadas e falta de acesso digno ao saneamento básico para centenas de famílias, mesmo após as recentes medidas da Caesb e do GDF para mitigar multas abusivas e cobranças retroativas.
Medidas para conter irregularidades
A Caesb substitui multas por advertências conforme normas da Adasa, estabelece teto para consumo retroativo e oferece parcelamento em até 36 meses, além de redução de 50% para usuários da Tarifa Social. Essas ações visam regularizar ligações de água e reduzir desperdício, mas expõem anos de negligência que sobrecarregaram moradores da região. Um ponto de atendimento do projeto Água Legal já regularizou mais de mil conexões, revelando a extensão do problema estrutural.
Repercussão entre autoridades e residentes
A governadora Celina Leão e o presidente da Caesb, Luis Antonio Reis, destacam a união entre GDF, Administração da Fercal e a empresa para proporcionar dignidade às famílias afetadas. No entanto, a necessidade de tais intervenções ressalta falhas anteriores no planejamento do saneamento, que agora tentam ser corrigidas para universalizar o acesso.
A ação da Caesb de retirar as multas é uma decisão de governo. Isso dá dignidade às pessoas e para as famílias que vivem aqui
Celina Leão
O GDF, a Administração da Fercal e a Caesb se uniram para regularizar as ligações de água. A comunidade aceitou bem o que foi proposto e estamos trabalhando junto com as pessoas. Criamos um ponto de atendimento com o nosso projeto Água Legal. Já regularizamos mais de mil ligações
Luis Antonio Reis
Apesar dos avanços, o foco permanece na recuperação de perdas de água e no combate ao desperdício crônico que afeta toda a população do Distrito Federal.