No primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, realizado neste domingo (9/11), não foram registrados atrasados na Universidade Paulista (Unip), com os portões fechando pontualmente às 13h. Os candidatos demonstraram confiança nas disciplinas de Linguagens e Ciências Humanas, como relatado por alunos entrevistados. Carlos Eduardo Azambuja, de 22 anos, que almeja cursar artes cênicas para se tornar dublador, mencionou ter se preparado por um ano após uma tentativa anterior em 2021. “Fiz o Enem em 2021, mas não fui bem. Dessa vez, me preparei melhor e sinto que esse ano vou tirar uma boa nota”, afirmou. Já Ester Marques, de 17 anos, com aspirações em direito, expressou otimismo apoiado em sua preparação e no suporte familiar: “Estou com expectativa de conseguir seguir meu sonho. Gosto muito de linguagens e ciências humanas, me sinto preparada, tive apoio dos meus pais, fiz minhas orações e acho que vai dar tudo certo”.
O exame conta com 4.811.338 inscritos confirmados em todo o país, sendo 1.811.524 estudantes concluindo o ensino médio neste ano. No Distrito Federal, 82.975 candidatos participam, com 27.059 no último ano da educação básica, e as mulheres representam 60,06% do total. As provas iniciam às 13h30 e terminam às 19h, com permanência mínima de duas horas em sala, e apenas quem sair nos últimos 30 minutos pode levar o caderno de questões. No entanto, exceções marcam esta edição: em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, o Enem foi adiado para 30 de novembro e 7 de dezembro devido à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). Além disso, em Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, as provas foram suspensas após um tornado na sexta-feira (7/11) que deixou seis mortos, com nova data ainda pendente de anúncio pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O Correio acompanha o exame em tempo real, incluindo a movimentação nos locais de prova e informações do Inep, com divulgação de gabarito extraoficial às 20h em parceria com o Bernoulli Educação. As provas continuam no próximo domingo, exceto nas regiões afetadas, destacando os impactos de eventos climáticos e internacionais na logística educacional nacional.