sábado , 17 janeiro 2026
Início Política Seminário em Brasília explora impactos da digitalização no Direito Constitucional
Política

Seminário em Brasília explora impactos da digitalização no Direito Constitucional

41

Nesta quarta-feira, 5 de novembro, Brasília sediará o Seminário Internacional “Direito Constitucional Informacional: o papel da informação e digitalização no Direito Constitucional”. O evento, promovido pela Faculdade Presbiteriana Mackenzie de Brasília (FPMB), ocorrerá a partir das 19h no auditório da instituição. A iniciativa reforça o compromisso da FPMB com o debate jurídico internacional, estimulando reflexões sobre como a digitalização e o fluxo de informações influenciam o Direito Constitucional. Com foco em temas contemporâneos, o seminário busca analisar os desafios e oportunidades que a era digital impõe ao ordenamento jurídico, reunindo especialistas para discutir o papel da informação na estrutura constitucional.

O destaque do evento fica por conta da participação de renomados profissionais do campo jurídico. Entre eles, está o dr. Ino Augsberg, professor catedrático de Direito Público e Teoria do Direito na Universidade de Kiel, na Alemanha, que trará perspectivas internacionais sobre o tema. Também estarão presentes o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça e a profª drª Bruna Abranches, mestre pela Universidade de Lisboa e doutoranda pela Goethe Universität Frankfurt am Main. Durante a conferência, serão lançadas obras jurídicas de Augsberg e Abranches, incluindo o livro “Causalidade na Sociedade do Risco: responsabilidade penal pelo produto na proteção do futuro”, que aborda questões de responsabilidade penal em contextos de risco societal.

As inscrições para o seminário estão abertas e podem ser realizadas por meio do link disponível na página da Faculdade Presbiteriana Mackenzie de Brasília. Essa oportunidade de diálogo entre academia e judiciário destaca a relevância do tema para o cenário político e jurídico brasileiro, especialmente em um momento de crescente digitalização das instituições públicas.

Conteúdo relacionado

Mesa com documentos oficiais e carimbo de proibição em escritório governamental brasileiro, representando veto a emendas para ONGs.
Distrito FederalPolítica

Flávio Dino proíbe emendas a ONGs ligadas a parentes de parlamentares e mira R$ 1,7 bi

Ministro Flávio Dino anuncia proibição de emendas parlamentares para ONGs ligadas a...

Rua na Asa Norte de Brasília com prédios icônicos e símbolos de corte de água, afetando instituições como Senado e Presidência.
Distrito FederalEsportesPolítica

Caesb corta água na Asa Norte e afeta Senado, Presidência e Estádio Nacional

Caesb anuncia corte de água na Asa Norte em 18/01/2026, afetando Senado,...

Cela de prisão brasileira com bíblia, documentos jurídicos e TV antiga, representando recomendações da PGR para assistência religiosa e redução de pena, sem Smart TV.
Distrito FederalPolíticaSegurança

PGR recomenda assistência religiosa e redução de pena para Bolsonaro, mas rejeita Smart TV na cela

PGR sugere assistência religiosa e redução de pena por leitura para Bolsonaro,...

Edifício do STF em Brasília, representando julgamento de embargos de PMs pelo 8 de janeiro.
Distrito FederalPolítica

Alexandre de Moraes agenda julgamento de embargos de PMs do 8 de janeiro para fevereiro

Ministro Alexandre de Moraes agenda julgamento de embargos de PMs condenados pelos...